Foi durante uma onda de calor imensa que o público do Porto festejou a abertura oficial do Serralves em Festa. Uma ausência quase total de casacos, barracas de gelados com um público massivo e actividade sculturais para todos os gostos atestaram o primeiro dia do evento.

Serralves em Festa no Twitter do JPN

Entre 30 e 31 de Maio, Serralves vai abrir novamente as suas portas para a 6.ª edição do “Serralves em Festa”. Entre as 8h00 de sábado e as 24h00 de domingo, mais de 300 artistas vão protagonizar actividades na área da música, dança contemporânea, teatro, fotografia, exposições, entre outros. O JPN assegura a cobertura do evento via Twitter com a hastag #serralves09.

O grande destaque do primeiro “capítulo” Serralves em Festa centrou-se nos concertos no Prado e no Folk acústico da norte-americana Josephine Foster. Os adeptos do jazz foram presenteados com um concerto da de Jazz de Matosinhos ao fim da tarde e várias performances da Escola de Jazz do Porto.

Com um público que cada vez mais abrange as famílias, o Serralves em Festa apostou forte no teatro infantil, com peças e performances espalhadas pelo dia. As marionetas tradicionais dos checos Karromato e os monólogos de “Zulmira Aleluia”, uma criação do Teatro do Frio.

“Vaivém” até Serralves

Num ano marcado pelo aumento de público no Serralves em Festa, a Fundação de Serralves e os SCTP disponibilizam um “vaivém” gratuito de Serralves para a Casa da Música. Quem precisa de um lugar para estacionar o carro pode dirigir-se ao parque do Queimódromo, que também está abrangido pela rota do vaivém.

Destaque ainda para a feira da Ladra Alternativa e o acesso gratuito à exposição “Serralves 2009 – A Colecção”, onde são apresentadas mais de 200 obras de arte contemporânea.

As 40 horas “non stop” da 6ª edição do Serralves em Festa prolongam-se ao longo deste domingo e só terminam já na madrugada de segunda-feira. Para além das acções que decorrem em vários espaços do centro da cidade, destaca-se a actuação dos veteranos do post punk A Certain Ratio, entre as muitas actividades nocturnas (programa em PDF) a ter lugar no recinto de Serralves.