A candidata socialista à Câmara do Porto visitou, esta segunda-feira, o Centro Juvenil de Campanhã. Uma forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, mas também de sensibilizar os portuenses para a realidade das crianças em risco e dos seus “direitos de cidadania” e também para as instituições que as acolhem, salienta.

Na continuação do seu périplo por várias instituições, Elisa Ferreira visitou as alas da escola profissional. Com alguns chocolates adoçou a boca aos mais pequenos. Mais do que a sua infância, foi com carinho que Elisa Ferreira preferiu relembrar a infância das suas filhas. “Essa sim é uma recordação fantástica”, afirma a deputada.

“Por um dia, podemo-nos concentrar nas crianças e não na política”. Elisa Ferreira preferiu não comentar a actualidade política, embora não esconda a vontade de permanecer no Porto, “à frente dos destinos da cidade”. Em relação à vitória do F. C. Porto na Taça de Portugal, a candidata revela que já estava à espera deste resultado, mas que é sempre uma boa sensação.

O Centro Juvenil de Campanhã

Fausto Ferreira, presidente do Centro Juvenil de Campanhã, confessa que o grande problema com o qual a instituição se depara é o facto de “grande parte do orçamento advir do auto financiamento”, o que implica um apoio da sociedade civil, algo que, actualmente, se tornou mais complicado devido ao cenário de “crise”.

O Centro Juvenil de Campanhã surgiu em 1863, resultado da iniciativa do Padre José de Oliveira que fundou, após a segunda invasão francesa (em 1814), o Seminário dos Meninos Desamparados, com o intuito de acolher crianças que tivessem perdido os pais.

Com quase 200 anos de vida, esta instituição já recebeu cerca de 6500 crianças. Actualmente, o Centro acolhe cerca de 100 crianças e jovens do sexo masculino, encaminhados pela Segurança Social e pelo Tribunal e Comissões de Protecção de Menores. Sem fins lucrativos, esta instituição de ensino profissional dispõe ainda, para além do internato, de uma Creche e um Jardim de Infância.