“Uma grande oportunidade no processo de internacionalização da Região do Norte e, em particular, dos seus clusters estratégicos, junto de potenciais investidores”. É desta forma que, em comunicado, a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Ana Teresa Lehmann, diz encarar o convite para participar na Conferência de Investimento Mundial de La Baule.

A participação do Norte de Portugal como “Região de Honra” na edição de 2009 da Conferência de La Baule, que decorre de 3 a 5 de Junho em França, é representada por uma delegação de instituições e sectores económicos.

Durante estes dias, mais de mil participantes de 45 nacionalidades vão participar no certame, entre os quais cerca de 700 presidentes de grandes companhias globais e grupos empresariais emergentes, neste que é um dos maiores eventos a nível de investimento e internacionalização do mundo.

A presença da região Norte na conferência global será concretizada através de “um espaço expositivo permanente com recurso a tecnologia interactiva e holográfica desenvolvida na região, de uma intervenção especial na conferência subordinada ao tema da internacionalização, da participação numa sessão de prémios de boas práticas, e de um almoço de contacto e apresentação com cerca de 500 dos mil participantes”.

Para além de Ana Teresa Lehmann e de uma representação da CCDR-N, a delegação é composta por Luís Portela, Presidente do Health Cluster Portugal e da BIAL, Odete Patrício, Directora-Geral da Fundação de Serralves, Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da ENDESA Portugal, Hélio Loureiro, Chef do Porto Palácio Hotel, Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA.com, e dirigentes das empresas tecnológicas NDRIVE e BIODEVICES.

A promoção do Norte de Portugal “como destino de grandes vantagens e oportunidades para investir, cooperar e trabalhar” é um dos objectivos da CCDR-N para esta participação.