A “imaterialidade”, o “imaginário” e a “sustentabilidade” são as palavras-chave do projecto do arquitecto Bernardo Rodrigues para o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR). A candidatura do CCTAR ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) foi apresentada no dia 30 de Maio, em Santa Maria da Feira, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua.

De acordo com Renzo Barsotti, director artístico do Imaginarius, o CCTAR “vem colmatar a quase inexistência de espaços de criação multidisciplinar na região Norte”. O “objectivo específico”, adianta, “é o de criar as condições de encontro com o mercado e de fomentar a ligação com outros sectores estratégicos da economia regional” como “a indústria local, o artesanato, o turismo e as novas tecnologias”. O centro surge, assim, como “um lugar de encontro da produção e do consumo da criação artística para o espaço público”.

Caso seja aprovado pelo QREN, o projecto será construído na margem de um lago na Pedreira das Penas, no centro de Santa Maria da Feira, e contará com vários pisos, estando o inferior reservado a apartamentos e residências artísticas. “O edifício proposto assume a vontade da rua e seu significado social, ao elevar-se do solo num loop concêntrico”, afirma, ao JPN, o arquitecto Bernardo Rodrigues.

Com “esta nova infra-estrutura” o cruzamento entre “grandes e confirmadas companhias e de artistas nacionais internacionais” encontra “outras condições e perspectivas”, acrescenta, ao JPN, o director artístico do Imaginarius.