O Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto, o Porto7, lança esta semana a sua segunda edição, desta vez no Museu Soares dos Reis. O evento conta com mais de 80 curtas metragens de 41 países em concurso. Este ano são introduzidas também duas novas categorias: melhor videoclip musical melhor curta de animação.

Em declarações ao JPN, Francisco Lobo Ávila, director do festival, realça que o evento pretende dar “cinema para toda a gente” e, por isso, “não convida vedetas”, afastando assim o evento do que categoriza como “festiva VIP”. O que importa é a qualidade dos filmes”, enfatiza, notando inclusive que o facto do prémio ser “um troféu” e não “monetário” serve para cativar apenas as pessoas “que gostam de fazer cinema”.

O responsável admite, no entanto, que “não é fácil” organizar uma iniciativa de entrada gratuita “sem apoios estatais” e “sem escolas por trás”, sendo que o Porto7 aposta, por isso, em “algumas parcerias com entidades”.

O Porto7 – Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto vai decorrer entre os dias 10 e 14 de Junho, no Museu Nacional de Soares dos Reis.