Esta segunda-feira, no primeiro dia do Campeonato Europeu Universitário (CEU), em Ljubljana, Eslovénia, a equipa de andebol feminino da Universidade do Porto (UP) não foi feliz. Num jogo com muitos golos, as andebolistas da UP correram atrás do resultado mas o marcador parou nos 38-42 para a Universidade Kastamonu, da Turquia.

O resultado é o espelho dos 60 minutos do jogo. A UP não conseguiu partir com vantagem no marcador, o que levou a uma disparidade inicial.

Luísa Estriga, treinadora da UP, explica que não era este o resultado desejado: “ambas as equipas têm um modelo de jogo muito baseado num ataque rápido em defesas abertas agressivas e que exige uma grande capacidade física”. A treinadora realça o facto de as jogadoras serem atletas universitárias com exames e já sem actividade no clube devido ao final de época, o que leva a um “défice de condição física para fazer face às exigências do modelo de jogo e poderá trazer consequências nos próximos jogos”.

Depois de ter alcançado o quarto lugar nos Campeonatos Europeus Universitários de 2008 e ter vencido o Campeonato Nacional Universitário deste ano, a UP ambicionava chegar ao pódio.

Luísa Estriga explica que, com este primeiro resultado, a tarefa torna-se mais complicada. “Comprometemos as nossas aspirações de atingir as meias-finais considerando que amanhã [terça-feira] temos um adversário que aparentemente é um dos candidatos ao título. Agora, passamos a depender de terceiros”.

Os próximos jogos do grupo são frente à Universidade de Lubjljana e, quarta-feira, frente à Universidade INSA de Lyon.

A representar Portugal no masculino está a Universidade do Minho (UM) que, no primeiro encontro, bateu a Universidade Koln, da Alemanha, por 31-24. A Universidade do Minho já conta com duas medalhas de prata conquistadas no European University Championship (EUC) 2006 (França) e 2007 (Polónia). Este ano, a UM pretende vingar e sagrar-se campeã da Europa de andebol universitário.