Com 395 votos (37,4%), a Lista A – “U. Porto – Una e Plural” venceu, pelos docentes e investigadores, a eleição para o Conselho Geral, o órgão que, em 2010, será responsável por escolher um novo reitor. Tal como o JPN já tinha noticiado, esta vitória no sufrágio de terça-feira, garante a eleição de cinco membros para o órgão, entre eles o professor Sebastião Feyo.

As restantes listas

De acordo com dados da UP, a Lista C – “Ousar o presente, vencer o futuro”, da qual faz parte o cientista Alexandre Quintanilha, ficou em segundo lugar, com 274 votos, o que garante a eleição de três membros para o Conselho Geral (entre os quais, o próprio investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar). A Lista B – “A Mudança Segura” ficou em terceiro, com 227 votos, elegendo dois membros. Por fim, a Lista D – “Pela diversidade cultural na UP” obteve 159 votos, garantindo também dois membros.

Em declarações ao JPN, o docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto considera que o recém-eleito Conselho Geral “reflecte, de facto, as sensibilidades dos docentes e investigadores da UP”, sendo, por isso, um “resultado democrático”.

Apesar da Lista A não “abdicar das ideias principais”, Sebastião Feyo garante existirá uma “enorme disponibilidade para colaborar” com os restantes doze membros, para “com eles concertar as melhores posições para a universidade”. “A UP pode contar connosco e com os nossos colegas.”

A taxa de participação nestas eleições foi de 65%, um valor que, para Sebastião Feyo, não é satisfatório. “Acho que podia ter havido mais votação”, lamenta.

Entre os eleitos da Lista A para o Conselho Geral encontra-se a candidata mais votada da eleição: a professora associada da Faculdade de Letras da UP, Zulmira Santos. José Amarante, docente da Faculdade de Medicina, Baltazar de Castro, presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências e António Torres Marques, professor da FEUP, compõem o lote de eleitos desta lista.