O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) regressa ao Circuito da Boavista, no Porto, este fim-de-semana. Criada em 2005, é nesta passagem por Portugal que a competição celebra a 100.ª prova. Outras provas de velocidade passam pelo Porto este fim-de-semana, como o PTCC e a Copa Seat Léon.

Na sexta-feira realizaram-se apenas os primeiros testes, em que o único piloto português em prova, Tiago Monteiro, conseguiu o quinto melhor tempo. O mais rápido em pista foi Augusto Farfus, da BMW, com 2.10,161 segundos. Mas só este sábado é que decorrem os treinos livres e a qualificação para a corrida de domingo.

Bilhetes:

Os bilhetes para o WTCC e para o Grande Prémio Histórico podem ser adquiridos nos locais habituais ou nas bilheteiras do próprio circuito. É, ainda, possível assistir às provas a custo zero, a partir do Queimódromo.

Tiago Monteiro sabe que não será fácil conseguir uma vitória este fim-de-semana, como aconteceu no ano passado, no Estoril. “É complicado prever onde vamos estar. Daremos o máximo, mas num circuito sinuoso e onde a gestão dos pneus é muito importante, o peso que temos à frente em virtude do motor diesel pode complicar a nossa missão”, disse o piloto ao jornal Autosport.

“Vai ser seguramente um fim-de-semana de grandes emoções e espero ver as bancadas cheias, a provar mais uma vez que Portugal é um país com verdadeira paixão pelo desporto automóvel”, rematou.

Na última passagem do WTCC pela Boavista, há dois anos, o circuito foi criticado por ser demasiado estreito, mesmo para um percurso citadino. Este ano foram feitas algumas alterações ao traçado, com especial destaque para as chicanes.

Pela primeira vez na história do Circuito da Boavista realiza-se uma corrida VIP – Seat VIP Race -, com figuras como Fátima Campos Ferreira, Rui Rio, Marçal Grilo, Aguiar Branco, Sílvia Rizzo, Cândido Barbosa, Jaime Pacheco e Edmar Monteiro ao volante dos Seat Léon.

Históricos recordam o antigo circuito

A uma velocidade mais reduzida, o Grande Prémio Histórico marca presença na Boavista no fim-de-semana de 10 a 12 de Julho. O objectivo é recordar as décadas de 30 a 50, em que o antigo circuito chegou a receber a Fórmula 1 e nomes como Stirling Moss, Jack Brabham, “Gigi” Vittoresi, Roy Salvadori, ou Jean Behra.

Para além de competições internacionais com automóveis antigos, vai poder assistir-se aos campeonatos nacionais de clássicos e de clássicos de resistência.