Começam logo à saída da grelha de partida. Os acidentes têm sido uma constante este fim-de-semana, no Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP), como seria de esperar num circuito tão estreito como é o da Boavista.

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As competições mais importantes terminam apenas domingo, último dia do GPHP, mas sábado já se ficaram a conhecer alguns vencedores.

É o caso das duas provas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que encerraram o dia de ontem. O Challenge Desafio Único FEUP 1 ficou marcado também por vários acidentes, tendo havido oito desistências na 1.ª manga. Na 2.ª manga quatro carros abandonaram a corrida, três deles logo na primeira volta.

O vencedor da 1.ª manga foi José Costa, da 4 Team, enquanto que Henrique Silva ganhou a 2.ª. Já no Desafio Único FEUP 2, os primeiros classificados foram Tiago Martinho, da EGD Videovisão, na 1.ª manga, e Vasco Campos, da Cup Car-APT Racing Team, na 2.ª.

As primeiras corridas de carros de turismo foram disputadas na manhã de sábado. Na competição dos carros de Turismo e Grande Turismo anteriores a 1966 venceu Luís Sousa Ribeiro, da Fabela Sport, num Lotus Elan 23 B. Seguiram-se-lhe David Ham, num Jaguar Lister SP, e Stephen Bound, com um Lotus Elan 26 R. A volta mais rápida foi para o vencedor da corrida. O piloto de F1 dos anos 50, Stirling Moss, agora com 80 anos, também participou na competição. Ao volante de um Osca 1100, arrecadou a 8.ª posição.

Nos carros de Turismo, Grande Turismo, Sport e Protótipos até 1977, o vencedor e dono da volta mais rápida foi Rodrigo Gallego, com um Lola T292. Em 2.º lugar ficou Jonathan Baker, com um Lola T290, e, em 3.º, Sheldon, ao volante de um Chevron B 16.

Hugo Pereira vence Campeonato de Resistência

A corrida do Campeonato de Portugal de Resistência (CPRES) ficou marcada por um acidente na partida, que envolveu vários carros. Quatro dos pilotos envolvidos neste acidente – Bobby Verdon-Roe, Ribeirinho Soares, António Coimbra e António Nogueira – ocupavam a segunda e a terceira linhas da grelha de partida. O incidente viria a custar a prova a Lourenço Gallego, que abandonou pouco depois a prova.

O vencedor da corrida foi Hugo Pereira, num Radical SR3, da Nova Driver. Em 2.º lugar ficou Francisco C. Martins, num Porsche 997, que tinha saído na 8.ª posição, e, em terceiro, Pedro Salvador, que, ao volante de um Juno SSE, conseguiu ser o piloto mais rápido em pista, na volta 4, apesar de ter perdido o 1.º lugar.

Na corrida VIP deste fim-de-semana, em que pessoas conhecidas deram o seu melhor ao volante dos Seat Léon, António Coimbra, vice-presidente da Vodafone, foi o vencedor. “Foi simples ganhar. Procurei motivar-me volta a volta, tentando novas soluções para ser mais rápido e divertir-me ao máximo, num circuito muito especial e exigente”, disse.