Quando começaram as primeiras provas – carros de turismo, grande turismo e protótipos antigos – as bancadas estavam apenas salpicadas pelas cabeças daqueles que resolveram, num domingo de manhã, ir assistir àquele que seria o último dia do Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP). Dos peões aos VIP, ao longo do dia foram chegando mais pessoas, mas as bancadas acabaram por nunca encher no dia em que carros de alguns antigos campeões de Fórmula 1 (F1) desfilaram pelo traçado da Boavista.

Na prova de Turismo, Sport e Protótipos anteriores a 1977 (2.ª corrida), o britânico John Sheldon, com um Chevron B 16, foi o primeiro classificado. Em 2.º lugar, a 27,713 segundo de Sheldon, ficou Hinz Grau e, em 3.º, Kaspar Huggenberger, a 52,081 segundos, ambos ao volante de um Crosslé.

Na corrida de domingo de Turismo e Grande Turismo até 1966 voltou a vencer o português Luís Sousa Ribeiro, da Fabela Sport, ao volante de um Lotus 23 B. Apesar dos problemas que teve com a embraiagem logo no arranque, que quase o fizeram desistir da corrida, o piloto Luís Sousa Ribeiro conseguiu terminá-la.

O antigo piloto de F1, Stirling Moss, ficou-se pela 8.ª posição, depois de ter chegado a estar em 10.º lugar. David Ham, num Jaguar Lister SP, ficou a 2,830 segundos do primeiro classificado. “Estava a ver que ia perdendo a corrida na última volta, porque estava realmente sem condições, mas lá consegui”, disse, aos jornalistas, Luís Sousa Ribeiro. Em 3.º lugar, a 7,091 segundos de Sousa Ribeiro, ficou o Jaguar Elan 26 R de Stephen Bond.

Na Taça de Portugal de Clássicos Circuitos (TPCC), os Lola T 70 levaram, como seria de esperar, a melhor. A vitória da 1.ª corrida foi para Miguel Pais do Amaral, da ASM Team, que partilhou o pódio com Carlos Barbot e Joaquim Jorge. De tarde, na 2.ª corrida, Carlos Barbot venceu Pais do Amaral, que não conseguiu passar do 2.º posto. Em 3.º lugar ficou, novamente, Joaquim Jorge, ao volante de um Ford Escort RS, que, apesar de rápido, não conseguiu fazer frente aos Lola T 70 dos dois primeiros classificados nas duas corridas do fim-de-semana.

Já na TPCC-1300, Miguel Ferreira, ao volante de um Ford Escort 1.3, venceu as duas competições. Em 2.º lugar ficaram, de manhã, Rufino Fontes, da Fábrica Italiana – TR Sport, num Alfa Romeo, e, na prova da tarde, Victor Araújo, com um Datsun 1200. Em 3.º lugar ficou, em ambas as provas, João Ramos, num Toyota Starlet.

Pedro Salvador e José Pedro Leite, num Juno SSE, venceram a corrida de domingo do Campeonato Português de Resistência (CPRES), depois de uma primeira corrida que não correu como desejavam. “Um resultado positivo”, descreveu Pedro Salvador aos jornalistas. Partilharam o pódio com Pedro Pita, em 2.º lugar, a 2:20,734, e Manuel Caetano e Manuel Serra Caetano, em 3º.

Demonstrações de F1 antigos emocionam

Mas as demonstrações de antigos carros de Fórmula 1 foram um dos pontos mais altos do dia e mesmo do fim-de-semana. Carros de antigos campeões desfilaram pelo Circuito da Boavista durante 20 minutos – primeiro os anteriores a 1978 e depois os restantes. Não faltaram modelos de Ayrton Senna, de Michael Schumacher, de Niki Lauda, ou de Jackie Stewart.

Alastair Davidson, ao volante do Toleman de Ayrton Senna, não quis deixar de prestar uma homenagem ao piloto que morreu em prova, em 1994, e, na parte final da demonstração, ergueu uma bandeira do Brasil.

Apesar de os F1 já não estarem no seu melhor – na demonstração dos anteriores a 1978 apenas dois deles atingiram uma velocidade razoável -, o público deleitou-se com a exibição, mesmo que não se tratasse de uma verdadeira corrida de velocidade.