No sábado cerca de 200 mil espectadores assistiram à vitória do britânico Paul Bonhomme nas duas fases de qualificação do Red Bull Air Race Porto e Gaia. O piloto conseguiu o melhor tempo do dia: 1:10,03 centésimos.

Com este resultado, o piloto britânico aumenta a distância em relação ao seu principal rival – o austríaco, actual campeão do mundo, Hannes Arch. Em declarações publicadas no Red Bull Air Race Press Room Bonhomme não esconde a sua satisfação com a vitória.

“Estou muito satisfeito com os resultados de hoje [sábado]. Mas confesso que estava um pouco nervoso a observar as prestações de Kirby, Yoshi e de alguns dos outros pilotos. O Hannes está a ser algo pressionado, o que parece estar a afectar um pouco a sua prestação e isso é bom. Só penso em fazer uma boa corrida, amanhã [domingo].”

Além de Bonhomme, o pódio ficou completo com o americano Kirby Chambliss, com o segundo melhor tempo, e com o australiano Matt Hall, em terceiro.

Mas grande surpresa do dia foi mesmo o quarto lugar, ocupado por um estreante no Air Race, o japonês Yoshi Muroya. Já a grande desilusão o actual campeão Hannes Arch, que terminou esta fase de qualificação em nono lugar com o tempo de 1:12,12 centésimos.

Segundo Dia: Prova principal

O Red Bull Air Race continua este domingo. Com a presença já confirmada de dez pilotos para a prova final: Paul Bonhomme, Kirby Chambliss, Matt Hall, Yoshi Muroya, Matthias Dolderer, Alejandro Maclean, Nigel Lamb, Peter Besenyei, Hannes Arch e Michael Goulian. A estes juntam-se mais dois pilotos a serem apurados através de uma Wild Card, por volta das 14h00, a ser disputada por Nicolas Ivanoff, Mike Mangold, Sergey Rakhmanin e Pete McLeod.

Por volta das 15h00 realiza-se o Top 12. Quarenta minutos depois disputa-se o Super 8 e por volta das 16h15 a Final 4.

O Red Bull Air Race 2009 já vai na quinta prova este ano. Para descobrir o grande vencedor falta, para além da prova do Porto e Gaia, a de Barcelona nos dias 3 e 4 de Outubro.