Ainda que em Portugal existam 142.691 dadores de medula óssea em Portugal, de acordo com dados de 2008 do Centro de Histocompatibilidade do Sul, estes valores continuam a ser insuficientes.

Só 25% dos doentes têm um dador compatível na na família. Os restantes têm de procurar dadores e a taxa de sucesso do transplante, apesar de ter aumentado, ainda ronda os 80%. 20% da população mundial não consegue encontrar um dador compatível.

Em declarações ao JPN, o director do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE), João Mota, esclarece que só com o aumento do número de inscritos se pode alterar estes valores.

Antes do transplante

Antes de iniciar a busca por um dador não relacionado, procede-se, sempre, a um “estudo de família” para encontrar um familiar compatível. Mas João Mota sublinha a dificuldade do processo: “Num irmão, a possibilidade de ser compatível é de 25%.”

Dúvidas:

O que é necessário para ser dador de medula?
Apenas ter entre 18 e 45 anos, sendo que a dádiva tem de acontecer até perfazer 55 anos.

Mas afinal o que é a medula óssea?
É um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos que permitem a criação de qualquer célula do sangue periférico.

Quem é que paga o custo da doação?
Todos os custos são suportados pelo subsistema de saúde do doente, inclusive, se necessário, as despesas de deslocação.

O transplante é o último recurso no tratamento de patologias como a Leucemia ou o Linfona. “Todas [as patologias] em que a medula óssea deixe de produzir as células do sangue que [por sua vez] deixam de desempenhar as funções que deviam.”

Se para encontrar um dador compatível já é difícil, encontrar dois é praticamente impossível. O director do CEDACE compara essa possibilidade com a sorte de vencer o primeiro prémio no “euromilhões”.

Como doar medula

Existem dois meios de doar medula óssea: a citaférese, em que a colheita é feita através das veias do braço, ou por uma intervenção cirúrgica, em que se procede a uma punção nos ossos da bacia.

Para ser dador apenas tem de se dirigir a um dos centros de Histocompatibilidade espalhados pelo país. Depois, terá de preencher uma folha de inscrição com os seus dados pessoais e clínicos e retirar um pouco de sangue para, quando necessário, ser possível apurar a compatibilidade.

Caso o doente a quem foi doada a medula necessite de um novo transplante, é contactado o dador que era compatível da primeira vez. Se, por um acaso, uma nova doação não seja possível, será procurado na base de dados um novo dador.