Um “pensador” que defende uma “universidade de ideias”, que não “cedeu a caprichos”, permanecendo um “cidadão sábio e lutador”. Durante o elogio de Luís Portela, Patrício Soares da Silva não poupou as palavras.

“Humanista”, “amigo da Ciência, da Cultura e das Artes”, um “homem de coração aberto, altruísta e solidário”, proferiu Mário Soares, padrinho do mais recente Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto (UP).

Mário Soares:

À margem da cerimónia, Mário Soares não se esquivou a elogiar José Sócrates como a pessoa certa para continuar a governar o país. “Estamos a sair melhor da crise graças a Sócrates.” Em relação à hipotética coligação Bloco de Esquerda/PS, Soares é peremptório: “Isso é uma coisa inventada pela comunicação social.” O histórico socialista diz que, enquanto membro do conselho de Estado, só irá comentar o caso das escutas se for “chamado”.

Luís Portela, presidente do conselho de administração do grupo Bial, foi distinguido, esta quinta-feira, pelo seu “percurso profissional”. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, cedo abandonou o sonho de se dedicar à investigação e medicina para assumir a gestão da empresa fundada pelo seu avô, a Bial. Contudo, através da Fundação Bial, permanece a fomentar a investigação científica nacional.

Hoje, a Bial está prestes a iniciar a comercialização do primeiro medicamento português de raiz. Uma razão para Portela não deixar de destacar a qualidade da investigação nacional, capaz de competir “muito bem” internacionalmente, apelando, assim, à união entre estes investigadores e as empresas.