Três vagas de cartazes, diferenciação em relação aos outros candidatos e participação nas redes sociais. São estes os principais aspectos que caracterizam a candidatura de Rui Rio à presidência da Câmara Municipal do Porto, explica, ao JPN, o director da campanha do PSD, Agostinho Branquinho.

“Não trabalhamos com agências de comunicação”, salienta. É a partir desta premissa que o director de campanha dos sociais-democratas explica que existiram três fases de cartazes pensadas e criadas pelo partido.

“Posicionamento” é como Branquinho descreve a primeira vaga de cartazes, cujo slogan faz alusão ao principal opositor da candidatura da coligação PSD/CDS-PP: Elisa Ferreira. A candidata independente apoiada pelo Partido Socialista é acusada pelos sociais-democratas de hesitar entre o Porto e o Parlamento Europeu.

“O slogan ‘Com os dois pés no Porto’ faz alusão à ideia de que “para o dr. Rui Rio o Porto está à frente de tudo”, diz o director da campanha.

O segundo momento surge com o outdoor cuja mensagem foi “Porto: cidade de eleição” e com o lançamento de um jornal da campanha onde foram apresentadas as principais propostas do actual Presidente da Câmara para a autarquia.

Já numa terceira e última fase – aquela em que nos encontramos – faz-se um “apelo ao voto” através da quantificação do mesmo, com o slogan “Porto a 100%”.

Presença nas redes sociais tem sido um “sucesso”

Para além dos cartazes e à semelhança do que têm feito outros candidatos a autarquias, a campanha de Rui Rio faz-se também acompanhar por uma presença nas redes sociais.

“Tem sido um sucesso”, reage o director de campanha quando questionado sobre a importância da participação no Twitter e no Facebook. “As pessoas têm verificado que é o próprio dr. Rui Rio que assume o que é dito nas redes sociais”, acrescenta, garantindo que é o candidato que escreve os seus próprios “tweets” e não a “assessoria mediática”.

“O candidato não pode deixar de estar presente nas redes sociais”, remata Agostinho Branquinho. Actualmente, a conta no Twitter de Rui Rio conta cerca de 1400 seguidores. Já no Facebook o autarca tem mais de três mil “amigos”.