Felgueiras e Trofa são os únicos municípios do Porto a mudar de liderança. Fátima Felgueiras perde para o PPD-PSD/CDS-PP e PS conquista Câmara da Trofa.

Entre os 18 municípios do distrito do Porto apenas dois mudaram de presidente. A derrota mais surpreendente foi a de Fátima Felgueiras à Câmara de Felgueiras.

A candidata independente pela segunda vez não chegou a uma nova vitória, conseguindo somente 25,71% dos votos, pouco mais de metade do que obteve em 2005, quando venceu com 47,69%. O novo presidente será José Inácio Ribeiro, do PPD/PSD-CDS/PP, que, com 48,65% dos votos, obteve a maioria absoluta.

Joana Lima, candidata pelo PS, venceu na Trofa com 46,19% dos votos. A socialista consegue, desta forma, a maioria absoluta. O PPD-PSD alcançou 43,4% dos votos, garantindo apenas três mandatos.

Na Maia, o presidente Bragança Fernandes foi reeleito, desta vez concorrendo apenas pelo PPD-PSD e não pela coligação PPD-PSD/CDS-PP, como tinha acontecido em 2005. Por outro lado, em Valongo, também Fernando Melo, eleito, em 2005, pelo PPD-PSD, manteve o posto, agora representando o PPD-PSD/CDS-PP.