Qual o impacto que os media digitais exercem sobre as culturas locais? É nesta questão que se centra o festival Future Places, cuja segunda edição decorre de terça-feira a sábado.

De regresso ao Porto, o certame tenta obter respostas a este desafio através de um conjunto de workshops, conferências, concertos, performances, competições e exposições, abertas a profissionais dos media digitais e, também, ao público em geral, de forma gratuita (ver programa).

A concurso estão 17 projectos de media digitais, com origem em várias áreas profissionais relacionadas, está claro, com os media digitais. Estes trabalhos, provenientes de diferentes países, vão estar expostos no espaço Maus Hábitos; sábado, dia 17, realiza-se a entrega de prémios.

Um flashmob e uma rádio

No concerto New Music Ensemble são exibidas peças de 60 a 90 segundos, compostas em apenas 12 dias. Este desafio foi levado a cabo por alunos da Bulter School of Music, de Austin, Texas.

Um flashmobTransumâncias – terá lugar na quinta-feira, na Praça Gomes Teixeira (nos Leões). A organização está a cargo de Manuela São Simão e Joana Mateus.

E há espaço até para a emissão de programas especialmente criados para o festival, nomeadamente, através da transmissão em directo dos concertos e de performances, numa rádio oficial: radiofutura. A radiofutura pode ser ouvida através da