O Dia Mundial da Alimentação vai ser assinalado esta sexta-feira em 150 países, sendo o tema central das comemorações “alcançar a segurança alimentar em época de crise”.

A efeméride surge dois dias depois de, na passada quarta-feira, ter sido revelado em Roma um relatório da Organização para a Agricultura das Nações Unidas (FAO), que declara que a fome atinge mais de 1,02 mil milhões de pessoas, correspondendo a um sexto da população mundial.

Congresso organizado pela FCNAUP

No Porto, decorre o 1º Congresso Infantil “Amigos Hortícolas”, organizado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em colaboração com Agrupamento Vertical Soares dos Reis. O Congresso feito por crianças em idade escolar para os pais e professores, engloba workshops, exibição de filmes, debates e representações teatrais. As actividades têm lugar no auditório municipal de Vila Nova de Gaia e inserem-se no projecto “Amigos Hortícolas”, que tem como objectivo incentivar os mais novos a consumir estes produtos.

Só em 2009, estima-se que tenha havido um aumento de quase 105 milhões de pessoas malnutridas. Este é o número mais alto desde 1970, efeito dos elevados preços da alimentação e da crise financeira mundial.

No passado dia 30 de Setembro, o Instituto Internacional de Investigação de Política Alimentar advertiu, numa reunião sobre alterações climáticas em Banguecoque, na Tailândia, que aproximadamente 25 milhões de crianças estão em risco de passar fome nas próximas quatro décadas devido à escassez de alimentos.

As regiões mais afectadas do globo são a Ásia-Pacífico (642 milhões) e a África subsariana (265 milhões). Nos países desenvolvidos, há ainda 15 milhões de pessoas que sofrem de má nutrição.

120 milhões para desenvolver a agricultura em África

Segundo a Associated Press, a Fundação Gates, do criador da Microsoft, doará 120 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento da segurança alimentar e da agricultura na África subsariana esta sexta-feira. Bill Gates afirmou, durante o simpósio do Prémio Mundial da Alimentação, que “se conseguirmos fazer com que os pequenos agricultores consigam produzir mais e ganhar mais, conseguiremos ter um impacto massivo na fome, nutrição e pobreza”. O Prémio Mundial da Alimentação será entregue a Gebisa Ejeta pela sua contribuição na produção de sorgo, um dos cinco grãos mais importantes do mundo.

O dia marca a fundação da FAO, que surgiu em 1945. Portugal assinala a data com debates, congressos, check-ups e ciclos de cinema por todo o país.