Foi pelo seu profissionalismo e “indiscutível mérito e competência” que Guilherme de Oliveira Estrella, director de exploração e produção da petrolífera brasileira Petrobras desde 2003, recebeu, esta sexta-feira, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

As palavras são de Manuel Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, que proferiu o elogio ao 75.º Doutor Honoris Causa pela UP. O administrador referiu ainda a persistência do geólogo que, “incentivado pelo insucesso”, nunca deixou de aplicar a sua “garra, competência técnica e ambição” nos projectos em que participava.

Guilherme Estrella sempre acreditou que o Brasil tinha potencialidade para atingir a auto-suficiência energética, o que acabou por se tornar realidade em Abril de 2006 com a entrada em produção da plataforma P-50 na Bacia de Campos (180 mil barris diários). Nesse mesmo ano, dá-se a descoberta do Pré-Sal, que revela “as maiores acumulações de petróleo encontradas no mundo”.

Pré-Sal

Pré-Sal na Geologia do Petróleo no Brasil: Unidade de rocha-reservatório de composição calcária ligada a acções microbianas, posicionada sob espessa camada de sal (que funciona como selo) nas bacias da margem sudeste brasileira. É considerado o exemplo ideal para a acumulação de óleo e gás natural. Os primeiros sinais de petróleo foram descobertos na Bacia de Santos.

Descobrir petróleo em Portugal

A petrolífera portuguesa Galp Energia tem um consórcio empresarial com a Petrobras. Juntas vão aplicar as mesmas tecnologias deste novo projecto brasileiro para explorar a camada pré-sal da costa portuguesa.

O objectivo é descobrir as primeiras reservas portuguesas de petróleo em Portugal. Guilherme Estrella realçou, no seu discurso de agradecimento, esta parceria, louvando a união dos dois países para “desenvolver essas novas riquezas”.

O geólogo lembra que durante a sua vida profissional “as decisões nunca foram tomadas” em isolamento, sendo esta uma das características principais do seu sucesso, já que “não se faz nada na vida sozinho”. Estrella diz-se também honrado por ser consagrado pela Universidade do Porto, “a mais importante em Portugal e que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da ciência”.