José Ferreira Duarte, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), recebeu quinta-feira a distinção de “Mérito Desportivo – Personalidade do Ano”, atribuída pela Confederação do Desporto de Portugal.

O prémio é atribuído anualmente, sendo escolhido o vencedor através das nomeações das próprias federações. A nomeação do docente da FEUP surgiu pela mão da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Académico na FEUP há 25 anos e professor auxiliar há doze, José Ferreira Duarte criou, em 2007, com um grupo de estudantes, o “Challenge Desafio Único”, uma competição de automóveis de baixo custo, que promove o desporto automóvel entre os mais jovens. Está, também, ligado a projectos relacionados com o desporto automóvel em Portugal, tendo reunido na FEUP pilotos como Tiago Monteiro ou Pedro Lamy, e foi, ainda responsável pela entrada do curso de Engenharia Automóvel no Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, em 2006.