Para prevenir um surto de Gripe A dentro da comunidade académica, a Universidade do Porto (UP) vai incentivar o ensino à distância e a utilização de plataformas de e-learning.

Apostar em aulas online e realizar avaliações à distância são duas propostas de reforçar o Plano de Contigência já existente. Desta forma, a UP tenta “colmatar situações que obriguem à interrupção das aulas presenciais, nomeadamente num cenário de infecção generalizada”, pode ler-se em comunicado da instituição. Os professores são convidados a utilizar o Moodle“>Moodle e aí recriar os seus planos curriculares.

A UP encontra-se também a recrutar voluntários que possam assistir pessoas com Gripe A dentro da comunidade académica (estudantes, funcionários e docentes), seja ao levá-los até casa ou ao hospital, seja para garantir os serviços mínimos dentro da instituição.

Paralelamente, será levada a cabo uma campanha de divulgação sobre as precauções a adoptar em caso de surto. Todas estas informações são permanentemente actualizadas no site dedicado ao plano de contingência.