O Vice-Reitor do Património Edificado, Higiene, Segurança e Ambiente, António Cardoso e António Marques, Vice-Reitor da Comunicação, Imagem e Relações Internacionais visitaram as instalações do Jornal Universitário do Porto (JUP) esta sexta-feira. Na mesa estava em discussão uma possível intervenção por parte da Universidade do Porto no edifício, cedido pelo SASUP.

Da Universidade, depois da visita, ficou a promessa de ajuda no que diz respeito a mobiliário que não esteja a ser usado e que possa ser aproveitado para o edifício do jornal e a averiguação, por parte de especialistas da Universidade, da situação do edifício, que foi vitimado pelas térmitas e tem alguns problemas de electricidade.

O objectivo é dar nova vida ao edifício e ao jornal, que já tem mais de duas décadas e está, agora, à procura de novos colaboradores. “Limpar a imagem do jornal” é a palavra de ordem, como refere José Manuel Ribeiro, director de fotografia do JUP. “Estamos a fazer as coisas funcionar e temos uma nova dinâmica”, assegura Rita Bastos, editora multimédia do jornal.

Entre as novidades, Filipa Mora, directora do jornal, salienta que o JUP é, agora, a “primeira redacção livre do país” no que diz respeito a programas informáticos, pois só utiliza software de licença livre. Apesar da forte aposta no jornal impresso, o grupo pretende apostar também na World Wide Web, através de um website, já finalizado, mas em “stand by”. “É urgente estarmos na Internet”, refere Filipa Mora.

“É um jornal único, por isso tem todas as condições de ser apoiado”, refere António Cardoso, que aconselhou o grupo a procurar mais apoios na Academia do Porto, tendo em conta a natureza académica do jornal.