Passados vinte anos da queda do Muro de Berlim, o Museu Nacional da Imprensa evoca o acontecimento com uma exposição fotográfica de Sérgio Lorré. “20 Anos Sem Muro” apresenta vinte fotografias tiradas após a queda do muro de Berlim e várias publicações da época.

Em declarações ao JPN, o director do museu, Luís Humberto Marcos, afirma que a exposição, inaugurada sexta-feira, pretende levar os visitantes a “reflectir sobre a importância da liberdade de expressão”, através de um dos “maiores marcos da democracia”.

A inauguração também ficou marcada pelo lançamento do livro de Lorré, que inclui as fotografias expostas. Uma imagem do muro foi ainda simbolicamente rasgada pelos visitantes, como forma de evocar a queda.

A exposição “20 Anos Sem o Muro” está acessível ao público no Museu Nacional da Imprensa até dia 27 de Fevereiro, na Galeria de Exposições Temporárias.

“Eu fotografei o Muro”

Paralelamente à exposição fotográfica, o Museu Nacional da Imprensa e o Jornal de Notícias (JN) estão a promover uma exposição virtual de fotografias do Muro de Berlim.

O objectivo é que as pessoas enviem fotografias que tiraram “antes, durante ou depois da queda do muro”, como afirma o director do museu. A participação poderá ser feita no site do Museu Nacional da Imprensa ou do JN.

A apresentação das fotografias será feita por ordem de chegada e, em Janeiro de 2010, um júri constituído por fotógrafos e críticos de fotografia vai eleger os melhores trabalhos.