Foi também com base no protocolo de colaboração assinado entre a Área Metropolitana do Porto (AMP) e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) em 2007 que, em Março deste ano, foi apresentado o projecto de Rede de Parques Metropolitanos.

Rede de parques metropolitanos:

Estes serão alguns dos espaços a integrar a futura Rede de Parques Metropolitanos.

Estuário do Douro (Gaia): Foi classificado de reserva natural local, como resultado de um acordo entre o Parque Biológico de Gaia e a Administração dos Portos do Douro e Leixões.
Conjunto Montanhoso da Serra de Santa Justa, Pias e Castiçal (Valongo, Gondomar e Paredes): A Câmara de Valongo foi premiada várias vezes pelo trabalho de conservação e intervenção na serra de Santa Justa. Contudo, o conjunto montanhoso ainda não foi classificado de parque natural regional.
Parque Oriental (Porto): Situado no Vale de Campanhã, o parque, com 53 hectares, terá uma estrutura idêntica à do Parque da Cidade.

O projecto, dividido em três momentos – levantamento e diagnóstico, tipologias e delimitação da rede de parques e a identificação do plano de acção – serviu de base para a proposta de criação de uma rede de onze parques, que totalizam uma área de 42 mil hectares.

Segundo Nuno Oliveira, o plano da AMP podia ser uma medida importante, mas “da maneira como foi apresentado, não tem viabilidade porque é megalómano”. O administrador prevê que, depois de criada, não haverá recursos suficientes para manter a rede tal como foi projectada.

O JPN tentou contactar a AMP para averiguar o desenvolvimento do projecto da Rede de Parques Metropolitanos, mas não conseguiu uma resposta em tempo útil.