A 6.ª edição da Maratona do Porto, que se disputou no domingo, foi novamente dominada pelos atletas do Quénia.

Johnstone Changwony foi o grande vencedor da Maratona masculina, ao percorrer os 42 quilómetros da prova em 2h13m2s. Recorde-se que o atleta queniano era apontado como um dos principais favoritos, correspondendo, assim, às expectativas.

O português Alberto Chaíça foi segundo, a apenas 6 segundos do vencedor. A prestação de Chaíça valeu-lhe o apuramento para a Taça da Europa de Barcelona, em 2010. O atleta ultrapassou recentemente uma lesão prolongada, e, no final da prova, disse que este resultado foi uma “chapada de luva branca” em quem não acreditou nas suas capacidades. Aos 36 anos, Chaíça volta ao topo de forma, depois do 4.º lugar nos Mundiais de Atletismo de 2003.

Jeptoo vence prova feminina, Ribeiro consegue mínimos

Já na prova feminina, a vitória sorriu a Priscah Jeptoo, também do Quénia. A maratonista africana correu o percurso do Porto em 2h30m40s, apenas um segundo mais rápida que a etíope Tedese Bifa.

A melhor portuguesa foi a veterana Fernanda Ribeiro, ao alcançar o 4.º lugar da prova. A antiga campeã olímpica conseguiu, também, estar abaixo do tempo mínimo de acesso à Taça da Europa 2010, ao concluir o circuito em 2h31m11s. A corredora portuense esteve acima das expectativas, mas desvalorizou o resultado. “Não estou nada preocupada com os campeonatos da Europa ou do Mundo”, disse aos jornalistas no fim da Maratona.

7500 correram nas ruas do Porto

No total, foram 7500 os participantes na VI EDP Maratona do Porto. 1200 atletas, oriundos de 27 países, estavam inscritos na prova principal, a Maratona. Os restantes concorrentes dividiram-se pela Family Race, de 14 quilómetros, e a Mini-Maratona, de 6 quilómetros. A chuva afastou algum público da competição, mas registou-se uma presença razoável de portuenses ao longo do percurso.

A organização adiantou que a edição de 2010 já está confirmada e deverá ser disputada a 7 de Novembro de 2010.