O novo Centro de Documentação do Teatro Nacional São João (TNSJ) é inaugurado hoje, quarta-feira, pelas 18h30, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Este novo espaço foi desenhado pelo arquitecto Nuno Lacerda Lopes e dispõe de um importante espólio com cerca de 4.000 livros, onde se destacam publicações sobre teatro,dança,enciclopédias e dicionários.

Lançamento de livro e DVD:

Durante a cerimónia de inauguração do novo Centro de Documentação do TNSJ, decorre o lançamento do livro “Identidade Reescritas: Figurações da Irlanda no Teatro Português”, da autoria de Paulo Eduardo Carvalho. Para aproveitar a ocasião também é lançado o DVD do espectáculo “O Mercador de Veneza“, de William Shakespeare, que esteve em cena o ano passado.

Além deste acervo literário, o centro põe à disposição dos seus utilizadores cerca de 1.000 exemplares de publicações periódicas nacionais e internacionais, 150 exemplares de vídeos e ainda dossiês fotográficos e textos cénicos.

Segundo Francisca Carneiro Fernandes, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, este era um espaço necessário “como parte do serviço público para a comunidade”.

Para que a existência deste centro de documentação fosse possível, decorre desde o ano 2000 uma recolha e armazenamento de documentos. Contudo, desde 2001 que parte dos documentos estão disponíveis numa base de dados online, o Cinfo-Centro de Informação, situado no site do Teatro Nacional.

Francisca Carneiro Fernandes afirma que “é coisa rara a nível europeu um centro de documentação com este acervo” e, por isso, um espaço como este “é um orgulho para a cidade do Porto”.