Na expectativa de transformar a paisagem urbana, quatro autocarros e quatro carruagens de metro das cidades de Lisboa e do Porto servem, até ao dia 26 de Novembro, como montra de criatividade para alunos de escolas de design e de arquitectura das duas cidades.

O projecto Re-Make’09, da empresa de Tintas Cin, desafiou, em 2009, oito universidades de Lisboa e do Porto a utilizarem os transportes públicos como espaços para obras de arte juntando uma cor e um estilo musical em cada tema: Golden Oldies, Red Samba, Purple Funk, Green Etnic, Blue Lounge, Grey Techno, White Rock & Black Chill e Pink In.

No Porto, fundindo formas e sons, a Escola Superior Artística do Porto vestiu um autocarro de rosa choque em fundo psicadélico e a Universidade Católica centrou-se em silhuetas em fundos brancos a que deu o nome “White Rock & Black”.

Já a Escola Superior de Artes e Design camuflou de cinzento o exterior de uma carruagem. Os alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) apostaram num ambiente lounge, reproduzindo um painel de azulejos em tons de azul no chão de uma outra.

Rui Ferro, professor da FBAUP e membro da unidade “Projectos Vivos“, responsável pelo adornamento da carruagem de metro que percorre a linha Dragão-Matosinhos, afirma que o resultado do projecto é “positivo”. “Para os alunos, as condicionantes do meio ou dos materiais são restrições importantes, o que o torna ainda mais aliciante.”

Em 2008, a 1.ª edição de Re-Make decorreu apenas em Lisboa e levou seis personalidades de diversas áreas, entre as quais o estilista Dino Alves e o cantor Tiago Bettencourt, a recriar seis eléctricos da Carris.