Ao longo de um ano, 34.400 pessoas marcaram presença no Cine-Teatro Constantino Nery que reabriu a 15 de Novembro de 2008.

Um ano depois, o balanço é positivo. Olhando para os números, Luísa Pinto, directora artística da instituição, conclui: “Superou todas as nossas expectativas”.

Foram vários os nomes conhecidos que subiram ao palco do Constantino Nery, cuja reabertura, foi, nas palavras de Luísa Pinto, “um grande presente à cidade”. Actrizes como Fernanda Lapa e músicos como Maria João e Mário Laginha, passando ainda pela Orquestra de Jazz de Matosinhos e pelo Quarteto de Cordas, marcaram presença num ano de “lotação esgotada” em quase todos os espectáculos, fruto da “grande afluência de público”, salientou a directora.

Por este motivo, Luísa Pinto adiantou ao JPN que o tempo de exibição das peças vai aumentar, para que mais pessoas possam assistir às peças.

Carlos Tê no FITEI

As comemorações do aniversário começaram já a semana passada e prolongam-se até domingo. Esperam-se actuações da fadista Cristina Branco, do grupo Artelier e, a fechar, de Rui Reininho e a Companhia das Índias. Entre estes eventos, existem outros, como a realização de visitas guiadas teatralizadas por parte de crianças que se fazem passar por vários funcionários do teatro, de acordo com o que informou a directora artística.

Para o ano, Luísa Pinto, enuncia uma “mão cheia de projectos”. O Cine-Teatro vai contar com a presença de outros nomes da cultura portuguesa. João Lagarto, António Pedro Cerdeira e Patrícia Tavares, actores conhecidos da televisão e do teatro, são algumas das figuras a pisar o palco do Constantino Nery. Já pelo Café-concerto, adiantou a responsável, vão passar bandas de garagem.

De regresso vai estar o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), sendo que a novidade reside na encenação de uma peça de Carlos Tê, autor de algumas das letras de Rui Veloso. “Vamos manter a mesma linha de sucesso deste ano”, garante Luísa Pinto.