Na manhã de quarta-feira, o trânsito da Praça da Galiza sofreu um pequeno desvio. A alteração, no entanto, não se deveu a nenhum acidente. Na via mais à direita, que está reservada normalmente aos transportes públicos e se encontra mesmo em frente à escola Gomes Teixeira, agentes muito especiais faziam os condutores abrandar a marcha.

Com panfletos sobre prevenção rodoviária na mão e a lição bem estudada, os alunos de uma turma do 6º. ano da escola, fardados como agentes da PSP, deram uma autêntica aula de bons comportamentos aos condutores que iam alinhando na pequena brincadeira.

A iniciativa pretende sensibilizar os condutores durante aquele que é o Dia da Memória Pelas Vítimas dos Acidentes de Viação e está inserida na campanha “Mortes na Estrada – Estamos a Travar Este Drama”.

Presente esteve o Governador Civil do Porto, Agostinho Gonçalves, que explica que a medida serve para “sensibilizar os miúdos para a prevenção rodoviária”. “Também eu sou condutor e tenho sempre todas as cautelas”, garante, acrescentando que “se todos tiverem os cuidados mínimos no dia-a-dia, evitamos muitos acidentes.”

Já para a adjunta da direcção da escola Gomes Teixeira, Ester Henriques, este tipo de iniciativas é “fantástica”, pois há “muita adesão, tanto por parte dos filhos, como por parte dos pais” para este tipo de eventos. “É uma experiência que marca os alunos”, com consequências positivas “quando os alunos se tornarem condutores.”

“É mais fácil chegar aos adultos através das crianças”

A responsável da PSP pela acção de sensibilização na escola portuense, Telma Fernandes, deu nota positiva a todos os participantes. “Eles estão sempre inibidos na primeira fase, mas depois já nem querem parar”, graceja. Este tipo de acções de prevenção rodoviária funcionam, segundo Telma, porque “é mais fácil chegar aos adultos através das crianças” e porque as “crianças acabam por assimilar automaticamente os conselhos”.

João, onze anos, foi um dos alunos da turma do 6º anos que participou nesta iniciativa. Entre a conversa com os condutores que iam abrandando para ouvir os conselhos dos polícias “de palmo e meio”, deixou escapar que estava a gostar da experiência e já repensava a sua futura escolha profissional.

A PSP realiza acções semelhantes pelo distrito “pelo menos uma vez por semana”. Uma escola de Vila Nova de Gaia será o local da próxima acção de sensibilização.