Finalmente, o suspiro de alívio: depois de uma fase de qualificação cheia de altos e baixos, e de um primeiro jogo contra a Bósnia com muitos sustos, Portugal conseguiu o apuramento para o Mundial 2010.

Na primeira mão, Portugal venceu a Bósnia por 1-0, um resultado traiçoeiro, que não dava grandes garantias para o jogo da segunda mão. Principalmente porque os portugueses voltaram a mostrar pouca eficácia ofensiva e sentiram o poderio atacante bósnio nos últimos minutos de jogo, com a bola a embater nos postes da baliza nacional por duas vezes.

Em Zenica, Portugal entrou tranquilo e venceu novamente a equipa da casa por 1-0, com um golo de Raul Meireles, aos 56 minutos. Os homens de Carlos Queiroz conseguiram controlar quase todo o encontro, apesar do ambiente adverso que encontraram no Bilino Polje.

A Bósnia sentiu a falta de alguns jogadores castigados ou lesionados, especialmente do médio ofensivo Misimovic. Sem um dos organizadores de jogo, os ataques bósnios foram sempre facilmente resolvidos pela defesa nacional.

Portugal entra bem e acaba a desperdiçar

Os primeiros minutos foram pouco bonitos. Os adeptos da casa bem tentavam incentivar os jogadores da sua selecção, mas a Bósnia não conseguia encontrar o caminho da baliza de Eduardo.

Com o passar dos minutos, os portugueses começaram a ganhar mais confiança e lançaram-se no ataque. Raul Meireles desperdiçou uma boa oportunidade aos 25 minutos: sozinho na área adversária, o médio do Porto rematou fraco e permitiu a defesa de Hasagic. O ataque Bósnia desiludia, com os remates de Dzeko e Ibisevic a saírem bastante longe do alvo.

Na segunda parte, Portugal entrou com vontade de decidir a eliminatória. Nani deu o primeiro aviso, ao obrigar o guarda-redes da casa a uma defesa de recurso. Pouco depois, surgiu o golo da vitória, apontado por Raul Meireles, que deu a melhor conclusão a uma boa jogada de ataque de Nani e Liedson. Até ao fim do encontro, Portugal geriu bem o jogo, e deu-se mesmo ao luxo de desperdiçar dois lances flagrantes de golo: Simão rematou bem aos 61′, mas Hasagic conseguiu defender, e aos 93′, Edinho falhou um golo de baliza aberta.

Queiroz cumpre sonho

Portugal sofreu muito para chegar ao Mundial 2010, mas na hora da confirmação da qualificação, Carlos Queiroz não escondeu a sua alegria. O seleccionador nacional, bastante criticado na fase de qualificação, afirmou aos jornalistas que a presença no Mundial era um “sonho de vida”.

O técnico congratulou ainda os jogadores pela sua atitude nos últimos jogos. Agora começa a preparação para o Mundial 2010. Em Dezembro, realiza-se o sorteio da competição, na África do Sul.