Sob o tema “Maré de Livros”, a 15.ª edição dos Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil teve lugar na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a 13 e 14 de Novembro, e, mais uma vez, conseguiu aproximar escritores e ilustradores do público infanto-juvenil. Apesar da falta de incentivos e apoios, a organização espera que, para o ano, o evento retome o formato anterior, voltando a ter a duração de três dias.

“Os Encontros não têm propriamente apoios da parte portuguesa, com excepção da cedência destas magnificas instalações da Biblioteca Municipal Almeida Garrett por parte da Câmara Municipal do Porto”, declarou, ao JPN, José António Gomes,da organização, explicando ainda que as delegações galega e francesas são apoiadas por organismos dos respectivos países.

Em relação às edições anteriores, António Gomes refere que uma das principais inovações foi o próprio tema: “Maré de Livros”. Para José António Gomes, os projectos nascidos a partir dos Encontros Luso-Galaico-Franceses são a principal razão que o leva classificar o balanço das edições já realizadas como muito positivo.

“Serviu para que autores que aqui vieram fossem entretanto traduzidos para português, houve autores portugueses que foram traduzidos para galego”, exemplifica o responsável.

À semelhança das edições anteriores, os Encontros deste ano contaram com a presença de vários escritores e ilustradores do panorama nacional e internacional, como Luísa Ducla Soares e Nuno Higino. Para além de conferências e mesas redondas, o evento contou ainda com projecção do filme de animação De Profundis, da autoria de Miguelanxo Prado, e de actividades especialmente vocacionadas para o público infantil, como os encontros com escritores ou os ateliers de ilustração.