O “Legatum Prosperity Index 2009” é um índice de medição do nível de bem-estar dos diferentes países, a nível mundial, com base nos factores de crescimento económico, nível de saúde e de desenvolvimento.

Portugal ocupa, este ano, a vigésima segunda posição, por ter um dos melhores sistemas de saúde a nível mundial, uma taxa de desemprego moderada e uma reduzida taxa de inflação. A competitividade democrática contribui também para o posicionamento nos primeiros vinte e cinco lugares do índice.

Taxa de desemprego moderada contribui para bom resultado

No que toca à economia portuguesa, a taxa de desemprego moderada (8%) e a taxa de inflação reduzida (3%) contribuíram favoravelmente para o posicionamento do país. Portugal possui, ainda, uma reduzida percentagem de empréstimos em incumprimento, embora a poupança das famílias represente apenas quinze por 15% do PIB.

Finlândia lidera

O ranking de 2009 é liderado pela Finlândia, considerada a nação mais próspera. O país nórdico é seguido da Suiça, Suécia e Dinamarca. Os Estados Unidos da América ficaram no nono lugar do ranking, acima da Inglaterra, Alemanha e França. Os últimos lugares foram ocupados pelo Iémen, Sudão e Zimbabwe.

Outro factor que contribuiu para a posição de Portugal no ranking prende-se com o valor das despesas em investigação e desenvolvimento, que representa 0.8% do PIB, superando o valor médio europeu.

Mas o ranking aponta Portugal como um país onde o acesso da população a computadores pessoais é reduzido. Apesar das recentes campanhas estatais para contrariar essa tendência, apenas dezassete em cada cem portugueses tem um computador pessoal. O fraco investimento do país no estrangeiro foi outro dos factores negativos para a classificação de Portugal no ranking.

Quanto à democracia, Portugal posiciona-se nos primeiros lugares quando se trata de competição política, quer no executivo, quer no legislativo, e na regulação do sistema eleitoral. Na educação, o elevado número de professores contribuiu para a subida no ranking, mas a falta de investimento neste sector contraria a tendência. Segundo o estudo, existe um professor por cada onze alunos.

Das mais baixas taxas de mortalidade infantil do Mundo

No que toca à saúde, a mortalidade infantil é uma das mais baixas a nível mundial, morrendo apenas quatro crianças por cada mil nascimentos. Por isso mesmo, Portugal está entre os dez primeiros neste campo. O número de casos de desnutrição é, também, reduzido e 90% da população está satisfeita com o acesso à água e a condições sanitárias básicas. No domínio específico da saúde, Portugal ocupa o vigésimo lugar do ranking Legatum Prosperity Index de 2009.

Já no que diz respeito à segurança, Portugal é considerado um país seguro, com uma reduzida percentagem de homicídios: dezasseis por cada milhão de cidadãos. Não apresenta problemas com situações de refugiados, ou grupos sociais discriminados, sendo que os portugueses tÊm liberdade religiosa, de expressão e de acção, segundo o relatório.

No que respeita à sociedade, os portugueses são vistos como moderadamente religiosos. Três em cada cinco cidadãos são casados, o que indica um forte apoio familiar. 90% acreditam poder confiar na família e amigos em situações difíceis.