Fazer do “lixo” várias obras de arte é a ideia por trás de um conjunto de criações feitas a partir da reutilização de uma série de objectos, já considerados como desperdício. O produto final desta autêntica reciclagem vai estar, a partir deste sábado, em exposição no edifício da Ergovisão, na Avenida dos Aliados, no Porto.

O certame tem como nome “R4”, uma alusão aos quatro “R” iniciais de reutilizar, reduzir, restaurar e reciclar, e é um projecto da Associação Ready Mind, fundada por artistas plásticos. A preocupação é juntar a arte ao ambiente e à sensibilização, sendo que o projecto se enquadra nas comemorações da Semana do Ambiente que começa na próxima segunda-feira, dia 23 de Novembro.

Paula Preto, da organização da exposição, revela ao JPN que o projecto “pretende facilitar a ponte entre o artista e o público” e também “sensibilizar” para as questões relacionadas com a reciclagem. “Todos os objectos partem da questão da reciclagem de materiais e da sua recuperação”, explicou a responsável, salientando que o processo consiste, também, numa “redução de desperdícios”.

“Temos a preocupação de mostrar às pessoas que é possível recuperar e construir uma obra de autor sem ter de fazer a matéria-prima”, assegurou ainda Paula Preto. Ao lado das peças que vão estar em exposição vão estar indicados quais os objectos que fazem parte da sua construção.

“As pessoas vão ter muitas surpresas e vão se surpreender a cada sala”, garantiu Paula Preto, que confessou ao JPN esperar que as pessoas se revejam nas peças e que as possam fazer em casa, reaproveitando objectos.

Música e teatro animam exposição

João Videira, Paulo Gouveia e Joaquim Brito são alguns dos 32 artistas, de várias áreas (entre elas, o design, o artesanato e a arquitectura), que vão ter as suas obras expostas na “R4”. As peças, espalhadas pelas dezoito salas do edifício, vão estar à venda e poderão ser vistas até ao dia 3 de Janeiro.

Para Paula Preto, a exposição, cuja inauguração ocorre este Sábado com a actuação, à noite, dos “Be-dom”, um grupo de percussão que também reutiliza vários objectos para fazer música, vai ser alvo de “curiosidade” e de muita “receptividade por parte do público”.

Ao longo dos dias de exposição, os visitantes vão poder assistir também a performances de teatro e a espectáculos musicais. O certame, abre ao público a partir das 15h00 e vai funcionar de terça a domingo, entre as 15h00 e as 19h00 e, às sextas e sábados, das 21h00 às 24h00. A entrada é livre.