Serralves apresenta, esta quinta-feira, o programa [em PDF] “Pensar o Museu” que tem como objectivo debater a arte e o museu na sociedade contemporânea. Qual o futuro e quais as dinâmicas subjacentes à produção, mediação e recepção da arte vão ser alguns dos temas abordados em várias actividades que se realizam até sábado. Presentes vão estar especialistas nacionais e internacionais.

Entrada gratuita:

A participação neste programa é gratuita, mediante inscrição prévia. Haverá tarifas exclusivas em hotéis da cidade, para os participantes e condições especiais e descontos para os visitantes que viajarem através da CP.

Este programa surge integrado nas celebrações dos 20 anos da Fundação de Serralves e os dez anos do Museu, que têm decorrido durante todo o ano de 2009. Pretende-se questionar o lugar da arte num mundo globalizado, discutir sobre a identidade das colecções e sobre a capacidade que os museus têm de produzir conhecimento e de envolver públicos diversos, segundo o comunicado da instituição.

No primeiro dia, esta quinta-feira, decorre a primeira conferência intitulada “O que podemos esperar da arte no século XXI” com Hal Foster da Universidade de Princenton, que é apresentada por Maria Teresa Cruz, da Universidade Nova de Lisboa.

O segundo dia (sexta-feira) fica marcado por uma visita-guiada às exposições de Serralves, conduzida por João Fernandes, uma mesa-redonda onde participam Maria Teresa Cruz, Jurgen Bock (director da Escola de Artes Visuais Maumaus em Lisboa) e Ulrich Loock (director-adjunto do Museu de Serralves). A fechar o dia realiza-se uma conferência que terá como tema “Qual a função dos museus de arte contemporânea?”, dirigida por Boris Groys, da Universidade de Nova Iorque, e apresentada pelo ensaísta e crítico literário António Guerreiro.

O terceiro dia conta igualmente, com uma visita guiada, mas desta vez ao Museu Nacional Soares dos Reis. Pelas 15h00 decorre também uma visita à exposição Emissores Reunidos conduzida por Ricardo Nicolau. Às 17h00 há tempo para uma mesa-redonda em Serralves, com António Guerreiro, Chus Martínez, Raquel Henriques da Silva e Augusto Manuel Seabra. Para finalizar, às 21h00, decorre a conferência “Serão os museus instrumentos ao serviço da indústria da cultura?”, proferida por Benjamim Buchloh, da Universidade de Harvard, e apresentada por Chus Martinez, curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.