No dia 20 de Março do próximo ano, o país vai ser varrido de norte a sul. O Movimento “Limpar Portugal” é dirigido a todos os cidadãos e propõe percorrer as florestas nacionais “num só dia” com o intuito de extrair todo o lixo ilegal acumulado.

Em declarações ao JPN, Carlos Evaristo, da organização, disse que o movimento cívico de voluntariado tem como objectivo principal “promover a educação ambiental” e “sensibilizar para a necessidade de comportamentos ambientalmente sustentáveis”.

Inscrições já estão abertas

As inscrições estão abertas desde o dia 13 de Julho até ao dia 20 de Março de 2010 no site do movimento. Para participar, basta inscrever-se na rede social e integrar-se no grupo correspondente ao seu concelho de residência. O recurso às novas tecnologias não foi posto de parte e o projecto já soma com uma conta no Twitter.

Carlos Evaristo indica que o número de participantes está a caminho dos 17 mil membros, já que “a média de inscrições chega às 200 por dia”. O projecto quer varrer o país inteiro, inclusivamente as regiões autónomas dos Açores e Madeira. A nível continental, todos os concelhos já contam com um grupo de voluntários constituído.

Até dia 20 de Março, os participantes vão sinalizar as lixeiras a nível nacional. No dia da iniciativa, o grupo de colaboradores será distribuído por equipas que procederão à recolha do lixo.

Inspiração veio da Estónia

Segundo Carlos Evaristo, o projecto “Limpar Portugal” surgiu com Nuno Mendes, Rui Marinho e Paulo Torres. O grupo, que se conheceu em conversa num fórum online, decidiu “pôr mãos à obra” depois de terem visto um vídeo sobre um acontecimento semelhante na Estónia.

O movimento foi assim inspirado no projecto “Let’s Do it 2008”, que juntou 50 mil voluntários no dia 3 de Maio, há dois anos, na Estónia. Na altura, os participantes removeram dez mil toneladas de lixo disperso por todo o país.