A companhia Ensemble reconstrói o texto de Molière, de 1668, considerado a “comédia mais dura” do autor. A avareza é o fio condutor de “uma peça extraordinária”, como afirma a actriz e assistente de encenação Emília Silvestre.

Segundo Emília Silvestre, “os jogos de linguagem que são tradicionais em Molière”, representam a tónica da peça que assim “incide mais no trabalho dos actores” do que em outros elementos cénicos. Contudo, a peça não deixa de reflectir a avareza do enredo através do cenário (são só usados mantas de retalhos e cadeiras) e figurino em tons de preto e branco “com o objectivo de criar simplicidade cromática”.

Nesta nova adaptação procurou-se “não seguir a linha do riso fácil, porque afinal é uma tragédia”. “A avareza contamina todas as personagens, mostrando um lado muito trágico das relações familiares”, afirma Emília Silvestre. Este pecado está personificado no protagonista, cuja “vida é muito doentia, pois não tem amor pelos filhos, apenas pelo dinheiro”. Jorge Pinto, actor que interpreta o protagonista Harpagão, recorda que, nesta história, “não há bons nem maus. São todos uns aldrabões”.

A escolha de Molière foi feita pelo encenador Rogério de Carvalho, que sugeriu este texto sobretudo a pensar em Jorge Pinto no papel principal. O actor explica que “além da idade – que conta – também o estado de preparação foram factores importantes”. Mas, para Jorge Pinto, o maior desafio na concepção desta peça foi “alterar um texto antigo”. Daí que a tradução (da autoria de Alexandra Moreira da Silva) tenha sido feita de novo, para que não se afaste da actualidade.

Nesta peça participam actores estagiários da Escola Superior de Música e Espectáculo e da Academia Contemporânea do Espectáculo. Segundo Emília Silvestre, a companhia Ensemble “preocupa-se em abrir portas aos alunos, pois sabemos que é muito difícil arranjar emprego depois de terminar o curso. Além disso, eles aprendem muito numa produção profissional”.

“O Avarento” estreia esta sexta-feira no Teatro Carlos Alberto (TeCA) e vai estar em cena até 20 de Dezembro.