Tiago Venâncio renovou a tabela de recordes de piscina curta nas distâncias mais rápidas do estilo livres. O nadador português arrecadou três novos recordes nacionais durante o fim-de-semana passado no Campeonato Nacional Absoluto de Inverno de Espanha, que se realizou em Castellón de la Plana, Valência.

No segundo dia de competição, na sexta-feira, o nadador que está a estudar na Universidade Camilo José Cela, em Madrid, e representa o clube S.E.K. Sierra Oeste, nadou os 100 metros livres em 48 segundos, melhorando em 14 centésimos o anterior recorde da distância, que pertencia a Alexandre Agostinho desde o Europeu de Rijeka, em Dezembro de 2008. O português alcançou o 3.º lugar na prova ganha pelo argentino Matias Aguilera, com 47 segundos e 28 centésimos.

Dois recordes europeus em Espanha

Em Espanha, logo no primeiro dia de competição, na quinta-feira, Mireia Belmonte García alcançou um novo recorde europeu nos 200 metros mariposa com 2,03,01 minutos. O antigo recorde pertencia à polaca Otylia Jedrzejczak desde o europeu de Debrecen, na Hungria, em Dezembro de 2005. No mesmo dia, Erika Villaécija renovou, também, o antigo melhor tempo da Europa dos 1500 metros livres femininos, com 15 minutos, 37 segundos 78 centésimos, superando largamento os 15,42,39 minutos obtidos em 2004 pela francesa Laure Manaudou. Mas a marca da nadadora espanhola não durou muito. Três dias depois, no domingo, a dinamarquesa Lotte Friis superou o tempo de Villaécija numa prova disputada na localidade de Birkerod, na Dinamarca, com 15,28,65 minutos.

No sábado, foi a vez de cair o antigo máximo nacional dos 200 metros livres, que se fixava em 1,46,25 minutos, marca que pertencia a Adriano Niz, desde o Europeu de Triste em Dezembro de 2005. Venâncio nadou a prova com 1,45,70 minutos, superando em 55 centésimos o antigo recorde nacional. O português ficou em 2.º lugar no campeonato espanhol, atrás de Eloi Saumell.

No domingo, o olímpico, natural de Setúbal, ganhou a prova dos 50 metros livres com 21.71 segundos, melhorando em um centésimo o antigo recorde de Portugal, estabelecido por Alexandre Agostinho no Europeu de Rijeka, em Dezembro do ano passado.

O antigo nadador do Palmela Desporto está a estudar e treinar na Universidade Camilo José Cela, nos arredores de Madrid, desde Setembro deste ano. O atleta pretende permanecer em Madrid nos próximos três anos para completar o curso de gestão em que está inscrito e preparar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.