Dois trabalhos publicados no JPN são finalistas da categoria Ciberjornalismo Académico dos prémios atribuídos pelo Obciber, o observatório de ciberjornalismo da Universidade do Porto (UP).

Os dossiês “Porto à Deriva” e “Dança Contemporânea” foram os escolhidos. Também um trabalho da Universidade Nova de Lisboa foi seleccionado para a mesma categoria.

Para o prémio de Excelência Geral em Ciberjornalismo estão nomeados o Jornal de Notícias, o Público e a Rádio Renascença. Recorde-se que o ano passado foi o Público.pt que arrecadou o galardão.

A votação online, que vale 20%, decorre até quarta-feira. A ela junta-se a avaliação de um painel de jurados. Na sexta-feira, nas Jornadas Obciber, serão anunciados os vencedores.

O programa das Jornadas, que se realizam, esta sexta-feira, no curso de Ciências da Comunicação da UP, é dedicado ao tema “O jornalismo nos novos media: ensino e investigação”. António Granado, Luís Miguel Loureiro e Javier Díaz Noci são alguns dos conferencistas em destaque.

Serão também divulgados os resultados da análise do Obciber aos sites noticiosos portugueses em 2009. A participação nas Jornadas é gratuita, mas é necessária uma inscrição prévia.