O Porto vai ter um pólo da Cinemateca já em 2010. A garantia foi dada pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, que, este domingo, se deslocou à Casa da Música para comentar, como já tinha feito anteriormente, um concerto da Orquestra Nacional do Porto, aproveitando depois para ter almoço informal com os jornalistas.

“É muito importante para nós que o Porto tenha um pólo da Cinemateca”, declarou. Nesse sentido, vão ser “desenvolvidas, de imediato, algumas das iniciativas que já estavam planeadas”, nomeadamente no que toca à conclusão das obras na Casa das Artes, que irá albergar o futuro pólo. O objectivo é que já em 2010 o Porto veja nascer esta nova valência, que, seguindo os desejos de Canavilhas, poderá albergar o espólio de Manoel de Oliveira.

“Gostava que a Cinemateca do Porto fosse a casa onde o espólio de Manoel de Oliveira estivesse guardado”, já que o realizador não é apenas uma figura “do Porto”, mas de Portugal.

Cultura vai ter uma “atenção especial” no Orçamento

A Ministra da Cultura está convicta de que o Orçamento de Estado para o próximo ano vai privilegiar o seu ministério.

Em declarações aos jornalistas, Gabriela Canavilhas disse ter a “certeza” que a Cultura será “alvo de uma atenção especial” no Orçamento de Estado, uma vez que a área “já foi identificada como eixo estratégico de desenvolvimento nacional”.

“A Cultura movimenta 2,8% do PIB em termos de receitas, o que é bastante mais do que o investimento público que é feito para a Cultura.”