O concurso ZON Criatividade em Multimédia distinguiu, esta segunda-feira, o Portal TVU. da Universidade do Porto (UP). O projecto venceu o galardão na categoria Aplicações, ex-aequo com Jarbas, uma iniciativa da FYI e Enigma Virtual. O prémio, no valor de 50 mil euros, será, assim, dividido.

A TVU., online desde 1 de Junho de 2009, é uma plataforma para partilha de conteúdos multimédia das mais variadas áreas como a ciência, a cultura e a educação. O objectivo é criar uma comunidade “de mentes criativas”, como se pode ler em comunicado, dentro e fora da universidade.

No portal são disponibilizadas, não só gravações de conferências da UP, mas também vídeos para formação audiovisual e trabalhos dos próprios utilizadores.

Tendo como objectivo a promoção da inovação, o Prémio Zon Criatividade em Multimédia é o maior prémio monetário atribuído, na área, em Portugal, num concurso multidisciplinar. Com um valor global de 200 mil euros, divide-se em três áreas: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-Metragens.