O cinema está mais perto de regressar à cidade do Porto. O Nun’Álvares, encerrado em Janeiro de 2006, reabre as suas portas esta quinta-feira. “Avatar”, o novo filme de James Cameron, é a película em exibição, às 21h00.

O novo Nun’Álvares:

– Dois a três filmes por semana
– Cinco horários por dia (tarde e noite)
– Projecção digital e 3D
– Bilhete normal: 5.50 euros
– Bilhete 3D:7 euros

A exploração do cinema, localizado na Rua Guerra Junqueiro, está agora a cargo da Malayka Cinemas, de Elias Macovela. Em declarações ao JPN, o responsável assume que o objectivo é “devolver o cinema à cidade e as pessoas ao cinema”. “Queremos ir ao encontro de todas as necessidades e de todos os gostos.”

O novo Nun’Álvares vai ser um cinema com “programação comercial e independente” porque também existe “cinema comercial de qualidade”, alerta Macovela. Até porque a sala está equipada com projecção digital e 3D, o que permite a exibição de filmes como o novo de James Cameron. “Vamos ter uma programação mista e apostar na captação de novos públicos.”

Para isso, vai existir uma área de “serviço educativo”. Fazer parcerias com entidades como as universidades e as escolas de cinema da cidade é um outro objectivo.

“No final do ano, os alunos não têm um espaço para mostrar os trabalhos. Podem utilizar o Nun’Álvares”, diz. O mesmo acontece com extensões de festivais de cinema ou ciclos. Uma forma de, ao contrário do que se passou, rentabilizar o espaço para a “médio e longo prazo” este se torne um “projecto viável” financeiramente.

O Cineclube do Porto

Numa altura em que o Cineclube do Porto parece estar a renascer, Elias Macovela também abre a porta para futuras colaborações com a associação.

“Gostava muito que pudessem organizar cá [Cinema Nun’Álvares] ciclos de cinema. Estamos abertos às pessoas da cidade.”

Notícia actualizada às 18h26

O JPN não conseguiu saber, em tempo útil, se será exibida alguma película na noite de quinta-feira.