Já na quadra natalícia, a cidade vestiu-se de euforia para comemorar a época. Agora que o ano se aproxima do fim, são também inúmeras as actividades que recebem 2010.

Transportes:

A CP já anunciou que os comboios das linhas Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro vão circular durante toda a noite. Também o Metro do Porto assegura viagens na madrugada. Excepção feita à Linha Violeta.

O habitual fogo de artifício à meia-noite promete trazer milhares de pessoas às margens do Douro. Ainda antes, às 22h00, sobe ao palco da Avenida dos Aliados o cantor popular Emanuel. Já depois das doze badaladas, os brasileiros Samba Land prometem prolongar a festa pela noite dentro.

O agravamento previsto das condições meteorológicas pode, no entanto, estragar a festa. Se o nível das águas do Rio Douro subir, os barcos que fazem os cruzeiros de fim de ano podem mesmo ter de ficar atracados.

Algumas sugestões da noite

Por todos os espaços de animação da cidade, são várias as propostas apresentadas. No Centro Comercial Stop é inaugurado um novo espaço da associação cultural SPOT. “Tentar abrir o Stop e mostrar às pessoas o que aqui [no C.C.Stop] se faz” é o grande objectivo, diz Francisco Bernardo, da colectividade.

O Teatro Sá de Bandeira conta com a animação de DJs dos mais variados estilos musicais até às 9h00 do dia seguinte. Por oito euros, pode assistir-se no Gare à actuação de Magazino, Freshkitos e Markus.

“Ceci n´est pas une Drum´N´Bass Party!” é a proposta do Maus Hábitos. Mais abaixo, o Pitch conta com o DJ Kitten para uma entrada com o pé direito.

A “Sumptuosa Festa de Fim d’Ano” do Plano B junta Andamento, CosmiClub, Uma Naper, Rui Maia e Mr Mitsuhirato na mesma noite. Já o Janela INDIEscreta preparou uma passagem à moda da década de 80.

E nos próximos dias

Já no dia 1 de Janeiro de 2010, às 16h00, a Câmara Municipal do Porto recebe o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, com direcção do maestro Francisco Ferreira e a participação do saxofonista Ricardo Pires. O Museu Nacional de Imprensa também vai estar aberto na sexta-feira.

No mesmo dia, regressa, pelas 18h00, à Casa da Música, a Orquestra de Jovens Momentum Perpetuum. No sábado, a instituição promove o concerto “Ano novo Vienense” da Orquestra Nacional do Porto. Um evento que já se encontra esgotado.