O workshop começa já amanhã, às 9h00, no E.Learning Café e destina-se aos alunos das escolas básicas e secundárias. Durante o curso, os jovens vão realizar trabalhos sobre os direitos humanos, de modo a debater a temática, interiorizando-a.

Armando Borlido, da direcção da Amnistia Internacional e responsável pela Educação Direitos Humanos) vai estar presente na sessão de abertura, juntamente com o o embaixador dos Países Baixos.

Durante os três dias, o programa pretende fazer reflectir sobre a situação portuguesa dos direitos humanos através de debates, filmes e outras estratégias. Vão estar presentes alunos do 9º ano da Escola Básica do Crato (na Trofa) e estudantes do 12º da Escola Artística Soares dos Reis (no Porto). Vão, também, participar os docentes das escolas secundárias e ainda estudantes e técnicos do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP).

O projecto, que arrancou em finais de Outubro de 2009, vai dividir-se em três actividades: tradução e legendagem do DVD “free2choose” e realização de um documentário; criação de um painel com mais de duas mil fotografias partindo da frase “A minha família é…”; e participação numa Assembleia Geral de Jovens.

A iniciativa termina a 1 de Junho de 2010 com a apresentação dos trabalhos e conclusões, numa cerimónia com os intervenientes no projecto.