Aníbal Ollero foi o convidado da segunda palestra dedicado à robótica. O professor da Universidade de Sevilha veio ao Porto, a convite da organização do Fantasporto, para falar acerca dos seus projectos no campo da robótica aérea. Enquanto director científico do Center for Advanced Aerospace Technologies (CATEC), Ollero está envolvido no desenvolvimento de modelos de aeronaves não tripuladas (UAV).

Programação da noite

Para além da dupla exibição de “Solomon Kane”, no Grande Auditório, outros filmes podem ser vistos no Pequeno Auditório. O primeiro filme, às 21h00, é “Colin”, de Marc Price. Segue-se “Sweet Karma”, de Andrew Thomas Hunt, às 23h00, e, à 01h15, “Tandem”, de Toshiki Sato.

“Robauco” e “Aware” são alguns dos projectos deste investigador, que desenvolve sistemas de navegação e monitorização autónomas para as aeronaves. Para além de aplicações na área da protecção civil e ambiental, Ollero também demonstrou de que forma esta tecnologia pode ser aplicada no cinema, nomeadamente através da captação de imagens e monitorização dos actores a partir de pequenos helicópteros não tripulados.

Tal como na conferência desta quinta-feira, também nesta palestra foram delineados paralelos entre a robótica e o cinema. “A cinematografia tem algumas semelhanças com a robótica porque podemos experimentar várias vezes até funcionar”, referiu Ollero.

No final da conferência, Vítor Santos, da Universidade de Aveiro, e Aníbal Matos, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, juntaram-se a Aníbal Ollero para um debate acerca da segurança das aeronaves e dos potenciais perigos da sua utilização.

Arranque oficial do Fantasporto

Está marcada para hoje a sessão de abertura oficial da 30.ª edição do festival. Para comemorar a data, a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, marcam presença na cerimónia.

O arranque do Fantasporto dá-se com a exibição de “Solomon Kane”, de Michael J. Basset, com produção de Samuel Hadida. Os dois cineastas são distinguidos na cerimónia de hoje. No entanto, a festa começa a partir das 19h45, com dança, animação robótica e coreografias, na Praça D. João I.