Depois de dois dias fechados devido à subida das águas do Douro, os estabelecimentos de Miragaia, a única zona atingida pelas cheias, começaram, esta terça-feira, a regressar à rotina habitual. E tudo aponta para que assim continue, pelo menos para já.

“Tudo indica que a a situação está a caminhar para a normalidade. Os valores dos caudais são os normais para a época do ano”, afiança o comandante da Capitania do Porto, Fragoso Gouveia.

Alzira Veloso, funcionária de um estabelecimento em Miragaia, diz que o seu restaurante foi um dos primeiros afectados pelas cheias de domingo. Tudo graças ao declive da rua. Felizmente, a água apenas cobriu o chão, não provocando grandes danos.

“O principal estrago foi não ter trabalhado porque tivemos ajuda da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários para tirar o material”, afirma a funcionária, que reabriu o restaurante ainda esta segunda-feira.

Já Adelaide Rocha não teve a mesma sorte. A proprietária de um estabelecimento na mesma rua queixa-se de falta de ajuda por parte das entidades. “Ninguém nos ajudou por isso a única solução que tivemos foi retirar os frigoríficos para evitar mais prejuízo.”

Aqui a água chegou até ao joelhos dos lojistas, por isso o estabelecimento só reabriu totalmente esta terça-feira.