Para além de catastrófico a nível humanitário, o sismo, que abalou a costa chilena a 27 de Fevereiro, provocou alterações, também, no planeta. Segundo o artigo publicado, esta segunda-feira, pela NASA, o cientista Richard Groos, do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA (Califórnia), o terramoto deslocou a Terra cerca de oito centímetros e reduziu os dias em 1,26 microsegundos.

No entanto, estas deslocações do eixo são consideradas normais sempre que se libertam grandes deslocações de massa do planeta. No sismo chileno de 8,8 graus na escala de Richter foram libertadas, aproximadamente, cem milhões de toneladas de energia.

Mas o desvio verificado no eixo da Terra não foi caso inédito. Já em 2004 se tinha registado uma deslocação de aproximadamente sete centímetros e uma diminuição de 6,8 microsegundos devido ao terramoto que assolou o território da Sumatra, com uma magnitude de 9.1 na escala de Richter.

O sismo no Chile foi de magnitude inferior mas teve mais impacto na deslocação da Terra, já que ocorreu num território de latitude média e potencia a alteração vertical do eixo, enquanto o terramoto de Sumatra ocorreu mais perto do equador.

Corrigido às 10h47 de 3 de Março de 2010