Os amantes da música e dos festivais de Verão vão ter mais uma estação repleta de concertos. Já confirmados estão nomes tão diferentes como Pearl Jam, Muse, Rammstein, The Gossip, Shakira, entre muitos outros.

O Rock in Rio, que tem lugar em Lisboa, no Parque da Bela Vista, em Maio, vai receber, no Palco Mundo, Muse, Snow Patrol, Rammstein, Shakira, John Mayer ou Xutos e Pontapés.

Já o Palco Sunset, dedicado, entre outras coisas, a duos inesperados entre artistas, conta com nomes como Luís Represas e Martinho da Vila ou Jorge Palma e Zeca Baleiro. Por sua vez, na Tenda Electrónica, os amantes da música do género vão poder assistir às actuações do Dj’s Gui Boratto, Dj Vibe ou Chris Lake.

A mudança de local marca a edição deste ano do festival Super Bock Super Rock. O evento deixa a capital e a cidade do Porto e ruma ao sul até à Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco. No palco principal, de 16 a 18 de Julho, vão estar bandas como Empire of The Sun, Cut Copy, The National ou a portuguesa Rita Redshoes.

Já em Vila Nova de Gaia há no Festival Marés Vivas, entre os dias 15 e 17 de Julho. Este festival nortenho tem vindo a ganhar fama junto do público durante os últimos anos, sendo que, em edições anteriores do evento, a organização viu-se obrigada a fechar o recinto e a não deixar entrar mais pessoas, pois tinha atingido o seu limite de lotação. A edição de 2010 do Festival Marés Vivas conta, neste momento, com um nome confirmado, o aclamado Ben Harper and Relentless7.

Gossip, Pearl Jam e LCD Soundsystem

O Passeio Marítimo de Algés é novamente o local para a edição deste ano do Optimus Alive. que arranca a 8 de Julho e estende-se até ao dia 10. Pelo Palco Optimus vão passar nomes como The Gossip, Pearl Jam, Gogol Bordello, LCD Soundsystem ou Alice in Chains. No secundário, o Palco Super Bock, tocam bandas como La Roux ou Simian Mobile Disco.

Apesar de ainda não contarem com nenhum nome confirmado para o cartaz deste ano, o Festival Paredes de Coura e o Festival Sudoeste TMN já têm data definidada. O festival do Minho arranca no dia 28 e termina a 31 de Julho, enquanto que o Sudoeste TMN tem início a 4 de Agosto e termina no dia 8 desse mês.

Festivais para todos os estilos

O SWR Barroselas Metal Fest, decorre entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio, em Barroselas, Viana do Castelo. Tal como o nome indica, o SWR é o um festival dedicado à música “metal” e vai contar com a presença de mais de 40 bandas do estilo. Entre as bandas confirmadas encontramos nomes como os alemães Kreator, os portugueses Men Eater ou os japoneses KK Null.

A mesma cidade de Viana do Castelo é também palco do NeoPop Electronic Music Festival, entre os dias 12 e 14 de Agosto. A edição de 2010 do NeoPop ainda não tem nomes confirmados, mas o progrma não deverá ser diferente das edições anteriores.

No Algarve, em Loulé, decorre, entre os dias 23 e 26 de JulhoJunho, o Festival Med, que contém apenas bandas provenientes dos vários países banhados pelo Mar Mediterrâneo, apostando na diversidade de sons mas também de culturas. A edição de 2010 ainda não apresenta nenhuma banda em cartaz, mas a sua realização está assegurada.

A cidade de Sines, no litoral alentejano, vai ser novamente local de um dos mais característicos festivais de Verão do nosso país. O Festival Músicas do Mundo tem início a 23 de Julho e o seu término será no fim do mês, no dia 31. Para já, a edição deste ano do FMM conta com os britânicos The Mekon ou os congoleses Staff Benda Bilili.

Notícia corrigida às 18h11 de 3 de Março de 2010