Depois de ter estado encerrado durante cerca de dois meses devido a dívidas que rondam os dois milhões de euros, o complexo de piscinas do Clube Fluvial Portuense, na Pasteleira, reabriu na segunda-feira com os serviços a funcionar em pleno.

O patrocínio do “Well Domus”, que possui um health club no espaço, de outras entidades mais pequenas e de alguns particulares permitiu o pagamento dos salários de três dos cinco meses em dívida aos funcionários das instalações. A reabertura do espaço foi possível depois de ter sido feito um primeiro pagamento ao fornecedor de gás, cumprindo um acordo para a liquidação de 19 mil euros, em seis meses.

Segundo Jorge Marques, líder da comissão administrativa provisória, “foi muito difícil reabrir”. “Foi preciso apurar dívidas e negociá-las”, explica. As negociações estão ainda a decorrer, estando já garantido um acordo com a Câmara Municipal do Porto (CMP) para o pagamento da dívida de 476 mil euros em cinco anos. Finanças, Estado e alguns fornecedores são também credores do Fluvial e para estes será apresentada uma proposta de liquidação da dívida na próxima assembleia-geral do clube, que decorrerá na sexta feira.

Angariação de sócios para garantir futuro

Em declarações ao JPN, Jorge Marques salienta a importância do clube como segundo maior complexo da Europa. “Temos muitas potencialidades. Isto tem é de ser bem administrado”, refere.

Para saldar as dívidas e manter a viabilidade do espaço, o líder provisório do clube considera fundamental a angariação de sócios e a aposta nas escolinhas de natação. Os associados contam, agora, com incentivos extra, uma vez que a entrada nas piscinas deixa de ser paga e, para aqueles que se inscreveram até Abril, há isenção de pagamento de jóia.

Quanto às escolinhas, a aposta nesta reabertura foi tanto em recuperar antigos alunos como em incentivar novas inscrições. Para além das aulas no clube, o Fluvial conta, ainda, com mais doze escolinhas, entre colégios e infantários. Mesmo assim, e de acordo com Jorge Marques, “o objectivo é triplicar”.

As aulas no clube são direccionadas a criar novos talentos, formando atletas a nível nacional, pelo que ter as piscinas abertas acaba por ser, de acordo com o responsável pela área da formação, “muito importante para a projecção da cidade Invicta”.

Depois de os sócios terem demitido a antiga direcção do clube, o novo grupo administrativo está ainda em aberto. A data das eleições será também decida na assembleia de sexta-feira. Questionado sobre uma possível candidatura, Jorge Marques firma que “neste momento, o que interessa é apresentar resultados na assembleia-geral”.”Depois logo se vê”, remata.