Os sindicatos da Função Pública reúnem hoje, quarta-feira, com o Governo, em véspera da greve geral. O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, a Frente Sindical da Administração Pública e a Frente Comum de Sindicatos da Admnistração Pública voltam às negociações para contestar o congelamento dos salários indicado no Orçamento de Estado, bem como o aumento das penas para a reforma antecipada.

Os representantes dos trabalhadores da Função Pública pedem o aumento dos ordenados entre os 2,5% e os 4,5%. No entanto, o Governo fez saber que não existe possibilidade de negociação dos aumentos salariais. De acordo com a agenda estabelecida, o encontro terá como principal objectivo o debate sobre os projectos de decreto-lei referentes aos prémios de dirigentes superiores e à formação profissional dos trabalhadores.

A paralização geral marcada para amanhã, quinta-feira, vai levar, entre outros, ao encerramento de tribunais, escolas e unidades hospitalares. Os primeiros efeitos começam a registar-se já esta noite, com a estagnação dos turnos da noite nos hospitais e da recolha do lixo.