Aos 70 anos, Domingos Tavares despediu-se, esta quinta-feira, do ensino, ao dar a sua última aula na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Ao JPN, o professor catedrático jubilado confessa-se orgulhoso por ter formado tantos jovens arquitectos. Desde o início do seu percurso como docente, em 1973, até agora, Domingos Tavares diz que a realidade no ensino se alterou bastante, “a começar pelo próprio país, que mudou como um todo”.

“Do ponto de vista dos estudantes, houve algumas mudanças, também significativas, mas o entusiasmo permaneceu inerente a todos o que entravam naquele curso.”

O professor da FAUP esteve sempre ligado a várias universidades, não só como docente, mas também como arquitecto, assinando alguns projectos como o edifício da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e a Biblioteca do Instituto Politécnico de Coimbra.

Apesar desta despedida, Domingos Fernandes quer continuar a estar ligado às universidades, “pelo menos no que diz respeito à investigação”. “Neste momento mantenho uma actividade no centro de investigação da FAUP e espero que, tanto eu, como a própria faculdade, tiremos o máximo proveito dessa ligação. Também estarei aberto para ligações que possam surgir, sempre que puder participar.”

Quanto ao ponto alto da sua carreira no ensino, o Professor Catedrático Jubilado refere o momento em que ganhou “total autonomia no ensino da História da Arquitectura”, algo que lhe deu muito “prazer”.

Futuro: Publicação de livros e investigação

Domingos Tavares sempre conseguiu conciliar a sua carreira profissional como arquitecto com a vida académica e, ao JPN, confessa a fórmula do seu sucesso: “com alguma descontracção e um estado de espírito prático, no sentido de não dramatizar cada situação e tirar o máximo benefício delas.”

Quanto a projectos para o futuro, Domingos Tavares vai concluir, nos próximos três anos, a publicação de todos os livros relacionados com a investigação de História de Arquitectura do ciclo clássico.

Outro projecto é “desenvolver uma investigação ligada às práticas de produção arquitectónica, nomeadamente no âmbito da habitação, relacionadas com situações especiais como arquitecturas populares, práticas comuns e sistemas económicos de construção”.

“São assim matérias de investigação a que me tento dedicar e, portanto, são os meus projectos para o futuro.”