Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que o valor da representação feminina no Parlamento português ultrapassa a média mundial.

Os dados foram divulgados durante esta semana na 54.ª sessão da Comissão da Condição da Mulher da ONU. O documento, entitulado “Mulheres na Política 2010”, foi publicado pela União Interparlamentar e Divisão da Promoção da Mulher das Nações Unidas.

Com uma média de 27,4%, o país ultrapassa o valor da média mundial (18,8%). No entanto, ocupa a 31.ª posição no ranking mundial. O primeiro lugar pertence ao Ruanda, com 56,3% de mulheres no Parlamento; já a Suécia, na 2.ª posição, é o país europeu com maior percentagem de mulheres no Parlamento (46,4%).

As informações presentes no estudo [em PDF], disponibilizadas no site da União Interparlamentar, indicam ainda que Portugal supera a maioria dos países desenvolvidos que integram o G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), no que toca à presença de mulheres no Parlamento.

Já no que toca à ocupação de cargos ministeriais por mulheres, a Finlândia é líder, com 63,2% do total de pastas tutelares. Portugal encontra-se na 19.ª posição, a par da Grécia, Gâmbia e Guiana, com 31,3% – cinco ministras em 16 pastas.